Fanzine HQ Memories nº 02


Aqui está o segundo número do fanzine HQ Memories. Com o mesmo objetivo do primeiro: resgatar trabalhos raros de grandes autores nacionais e obras de grandes autores estrangeiros que foram pouco publicados no Brasil. Espero que continuem gostando do resultado.

POLÍCIA FANTASMA - Diário de S. Paulo, fevereiro de 1965: Quando Mauricio de Sousa estreou no jornal Diário de S. paulo, em abril de 1964, apresentou, além de trabalhos seus, tiras de outros autores, às quais pretendia distribuir para jornais de outras cidades. Entre elas estava a série Polícia Fantasma. As três primeiras aventuras foram criadas por Julio Shimamoto, que viria a se tornar um dos mais importantes nomes do quadrinho nacional. São essas as tiras que você lerá a seguir.

A CAPTURA DE IRENE DAGUE - Crime Must Pay The Penalty nº 6, novembro de 1948, Ace Publications: Irene Schroeder (17 de fevereiro de 1909 - 23 de fevereiro de 1931), ou Irene Dague, foi uma criminosa americana que se tornou a primeira mulher a ser eletrocutada na Pensilvânia e a quarta mulher a ser executada por eletrocussão nos Estados Unidos. A revista Crime Must Pay The Penalty apresentava histórias verídicas, com uma boa dose de sensacionalismo e cenas de sangue. No Brasil, a aventura foi publicada na revista Repórter Policial nº 15, da editora Impres, em março de 1951, de onde foi tirada nossa versão. Essa violenta aventura da era pré-Comic Code foi desenhada por King Ward, artista que realizou vários quadrinhos americanos durante as décadas de 1940 e 1950. Prestando serviços inicialmente no Sangor Studio, ele trabalhou em ‘King O’Leary’ de Croyden e em Pay-Off da D.S. Publishing. Esteve presente na Love Romances da Marvel. Na Ace Periodicals, fez histórias sobre crimes como ‘Sheriff Sal’ no final dos anos 1940. Quadrinizou muitos filmes de terror para ACG e também histórias de romance, espionagem e aventura. Em 1951, Ward fez artes para revistas como Astounding.

A TORNEIRA - Mormoil nº 7, Editions Nialley, 1975: Recém chegado à França, o desenhista franco-brasileiro Alain Voss emplacou na revista satírica Mormoil esta picante aventura. Com roteiro de Rampal, redator-chefe do magazine, A Torneira reflete o clima provocativo e psicodélico do início da década de 1970.

O HERDEIRO - Clássicos de Terror nº 15, editora Outubro, 1961: Izomar Camargo Guilherme, desenhista e escritor infanto juvenil, além de ser considerado um dos grandes mestres Disney do Brasil, também se aventurou no desenhos realista, como podemos ver na história de terror O Herdeiro, provando mais uma vez, a qualidade e versatilidade de nossos autores.

O FIM DO MUNDO - The End Of World, Curse of the Weird nº 4, 1949: Basil Wolverton (1909 - 1978), cartunista e ilustrador americano conhecido por seus desenhos grotescos e bizarros criou O Fim do Mundo para a Timely Comics, precursora da Marvel Comics. A versão que trazemos saiu na revista Terror Satânico - Edição Especial da editora Gorrión em 1973.

O INCRÍVEL PROFESSOR PEDRO PIERRE - Folha de S. Paulo -1965: Passada nos tempos coloniais, O Incrível Professor Pedro Pierre contava a história de como o personagem, com astúcia, inteligência e a ajuda do “elixir invisível”, vencia um ataque de piratas à sua cidade. Criada por Joel Linck (ou Link), um dos mais talentosos artistas a passar pelos estúdios de Mauricio de Sousa, ainda em seus primórdios, era editada/distribuída pela MSP e foi publicada semanalmente na Folhinha de S. Paulo em 1965. Joel, ao deixar os estúdios de Mauricio passou a se dedicar à ilustração livros didáticos para editoras como Saraiva e Companhia Editora Nacional.

COISAS DO FUTEBOL - Folha de S. Paulo - 1964: A série Coisas do Futebol, com desenhos de Júlio Shimamoto foi publicada pela Folha de São Paulo entre 1964 e 1965 com distribuição de Mauricio de Sousa. Saía sempre às segundas-feiras junto com as notícias dos jogos ocorridos durante o fim de semana anterior. Apesar de ser produzida no formato tira, eram publicadas várias sequências, quatro ou cinco em seguida, formando uma história completa, geralmente uma curiosidade futebolística. Os textos eram de Luis Hamasaki, Nestor, Terra e até do próprio Mauricio.

Por ser este um material antigo, de uma  época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.

Formato: 21 x 28 cm

36 páginas
Capa colorida, miolo PB

Tiragem limitada!


Para adquirir escrevam para: luigirocco29@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HQ Memories 17 - Nova Fase!

HQ Memories nº 16 - Nova Fase!

HQ Memories 18 - Nova Fase!