Fanzine HQ Memories nº 10


O melhor fanzine nostalgia da atualidade chega à sua décima edição! Vamos comemorar lendo mais histórias raras e fundamentais para os quadrinhos do Brasil e do mundo.

Neste número temos:

A estátua do diabo. Histórias Macabras nº 03, 1960, Editora Continental: O veterano desenhista da Rio Gráfica e Editora nos presenteia com uma horripilante história de terror envolvendo um pacto com o capiroto! Gutemberg deixou o Brasil e fez carreira nos EUA, inclusive ilustrando as aventuras de Tom & Jerry para os syndicates norte-americanos assinando Goot.

Miguel Rei - Segunda aventura, Última Hora - 1966/67: Mais uma aventura do nosso herói caminhoneiro criado por Getúlio Delphim nos traços de Paulo Hamasaki e APA, editada pelos estúdios de Mauricio de Sousa e publicada no jornal Última Hora entre 1966 e 1967. Dessa vez o ‘Rei’ das estradas deixa de lado a bandidagem e se envolve em uma aventura romântica.

Raid sobre Ômega C-9, 1982: Em 1975 o desenhista português radicado no Brasil, Luís Felipe Dias Ferreira (Luís Diferr), publicou na revista Crás! nº 05, da editora Abril, a primeira aventura de Plutônio, o navegador solitário. Nessa história Plutônio se vê às voltas com uma infestação de pulgas em sua nave e com as Brigadas Negras, em referência ao grupo terrorista europeu Brigadas Vermelhas, mas que foram rebatizadas na revista como Brigadas Espaciais Especiais, por força da censura existente na época. Em 1982 o autor fez uma segunda aventura, provavelmente para a quarta edição da revista Garatuja, da qual Diferr foi um dos editores, já com fortes referências satíricas à saga Star Wars, como poderemos ver lendo a história, e que por motivos desconhecidos permaneceu inédita.

O Anjo - Todos os Nossos Caminhos, Notícias Populares, 11/12/1983 a 15/04/1984: Sobre esse vingador flamejante, o próprio autor, Arthur Garcia, comenta: “Ao fim história Zumbi 3015 (publicada em nosso número anterior), me encontrei sem tempo livre e disposição de produzir novos episódios, e resolvi adaptar outros materiais que já possuía para o formato de tiras, e assim manter o espaço de publicação no jornal por mais algum tempo.

Foi o caso da série O Anjo que havia surgido como uma história em quadrinhos erótica a ser apresentada para a editora Grafipar, em um momento em que eu sonhava em ser um quadrinhista profissional e estava fascinado com o trabalho regionalístico futurista do Watson Portela. 

Com o desaparecimento da editora, fiquei com duas histórias escritas e desenhadas por mim, com arte final de João Pacheco (falecido em 1995), guardadas. Foram estes episódios adaptados para o formato de tiras com muito recorte e colagem manual (o antigo pastup) que viram a luz nas páginas do Notícias Populares.”

Como bônus apresentamos também a aventura de uma página de O Anjo, “Tradições”, publicada no fanzine Hiperespaço e Fantasia em janeiro de 1985.

E para finalizar uma autêntica reportagem em quadrinhos produzida por V. T. Hamlin, o criador do Brucutú, sobre o rapto do bebê da aviador Charles Lindbergh de 1932.

Nossa capa é uma ilustração em preto e branco de Gutemberg Monteiro para o livro A Técnica do Desenho (Jayme Cortez - Editora Bentivegna - meados dos anos 1960) e que foi colorizada. E na quarta capa um episódio de Bola Fora, a seção que substituiu Coisas do Futebol no caderno de esportes da Folha de S. Paulo e que era produzida pelos estúdios de Mauricio de Sousa, aqui com desenhos de Edgard Herrero em 1965.

Boa leitura!!!

Formato: 15 x 21 cm
36 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Para adquirir escreva para: luigirocco29@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fanzine HQ Memories nº 13

Fanzine HQ Memories nº 12

Fanzine HQ Memories nº 11