HQ Memories nº 22
Bimestre novo, edição nova! Chegamos com mais uma edição do nosso querido HQ Memories, recheada de histórias fascinantes, a começar pela nossa sensacional capa por Bill Everett e seu Hydroman. Vamos às nossas atrações:
A Vingança dos Insetos: em 1980 os autores Luigi Rocco e Roberto Domício (Dom Melo) começaram esta terrível história de terror com a intenção de usá-la como portfolio e apresentá-la a editoras e agências. A aventura ficou incompleta até este ano! Agora, finalizada, vocês poderão entender que a natureza não se defende, apenas se vinga!
What is the Meaning of Life 1, Help! Magazine (1965): “Qual é o sentido da vida?”. O sonho do jovem Robert Crumb era ser um cartunista profissional, mas seu estilo casual e “improvisado” contrastava fortemente com a aparência elegante da maioria dos quadrinhos publicados. Isso provaria ser parte do apelo de sua obra e esse fato não escapou a Harvey Kurtzman. A MAD original e a primeira revista de Harvey tiveram um grande impacto em Robert, que enviou amostras de sua arte a Help! Isso lhe rendeu um convite para enviar mais e o levou a uma oferta de trabalho nos escritórios de Harvey em Nova York. Infelizmente, no dia em que Robert chegou, a revista foi cancelada. Aqui está uma das primeiras submissões de Crumb, apresentando uma extensão de suas histórias de caderno de desenho: “Silly Pigeons”. Este material permaneceu inédito até 1969, quando Jim Vadeboncoeur entrevistou Robert para o prozine dele e de Bud Plant, Promethean Enterprises. Essas primeiras tiras de Silly Pigeons foram publicadas pela primeira vez lá, junto com esta página, a melhor de todas. Olhe com atenção e você verá vários personagens que mais tarde aparecerão nas histórias de Fritz, o Gato, de Crumb! A arte foi feita a tinta sobre papel de caderno.
Caramuru - Última Hora (SP) - 1967: a continuação da gigantesca saga de Caramuru por Osvaldo Talo, o desenhista argentino então radicado no Brasil, iniciada na edição anterior.
Anacleto vai levando, Última Hora (RJ), agosto de 1952: o grande cartunista Vilmar Rodrigues (Bagé, 1931 - Rio de Janeiro, 1995) deu seus primeiros passos no mundo das artes gráficas na edição carioca do jornal Última Hora. Com as aventuras de Anacleto, em piadas descompromissadas que lembravam séries como Presto (no Brasil, Nós e a Vida, de Moco - Jørgen Mogensen, 1922-2004, e Cosper Cornelius, 1911-2003), Vilmar já demonstrava seu imenso talento.
Entrevista com Luiz Gê - 1994: por Worney Almeida de Souza, o WAZ.
O Porquê dos Patos - Il perché delle anatre - I Diritti Umani, Comic Art, Amnesty International: A editora ComicArt lançou em 1986 um álbum com nove histórias abordando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, elaborada em 1948, logo após o final da 2º Grande Guerra. Algumas dessas histórias foram publicadas no Brasil em capítulos pelo jornal O Estado de S. Paulo em maio de 1987. Eis aqui a visão de Andrea Pazienza (1956-1988), um dos grandes expoentes das revista Frigidaire e Cannibale, sobre o tema.
Polícia Fantasma - Crime e Castigo - Diário de São Paulo - 1964: a série policial distribuída pela Mauricio de Sousa Produções inicialmente para o jornal Diário de São Paulo, geralmente não apresentava título no começo de cada aventura, mas esta história foi publicada posteriormente em 1967 no jornal Última Hora e batizada de Crime e Castigo, nome que mantivemos agora, e foi totalmente concebida por Paulo Hamasaki.
Hydroman, Reg’lar Fellers Heroic Comics nº 03, novembro de 1940 por Bill Everett: uma eletrizante aventura do menos conhecido dos heróis aquáticos criados pelo autor de Namor, o príncipe submarino.
Boa leitura!!!
Mande suas sugestões para: luigirocco29@gmail.com
Por ser este um material antigo, de uma época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.
Formato: 21 x 29,7 cm
44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!
Comentários
Postar um comentário