HQ Memories 17 - Nova Fase!
E vamos às nossas atrações:
Capitão Caatinga em A Surpresa, Notícias Populares, 23-11-74 a 01-01-75: na sua terceira aventura nosso herói continua em sua busca incessante por vingança contra os assassinos de seu pai. Com uma mistura de Jerônimo, o herói do sertão, e do cangaceiro Lampião, Capitão Caatinga é um dos mais emblemáticos personagens dos quadrinhos brasileiros.
Areia, Seleções de Terror nº 18, editora Outubro, novembro de 1960: uma surpreendente história do prolífico quadrinhista Gedeone Malagola com desenhos de José Bento. Sobre este artista pouco se sabe, apenas que pertencia aos quadros da Polícia Civil, junto com Malagola e Waldyr Igayara. Publicou pouco, mas com alguma constância.
Justiceiro Alado: em nosso número anterior publicamos a aventura completa do personagem de José DelBó. Em algum momento de sua passagem pelo Brasil, o próprio DelBó adaptou as tiras do Justiceiro para o formato de páginas de revista. Não sabemos se a aventura foi publicada pois não foi possível encontrar nenhum gibi com essa história, mas com a ajuda do publicitário, editor, colecionador e amigo Rogério Casacurta, que forneceu os originais, pudemos mostrar neste número algumas das páginas adaptadas pelo desenhista argentino com notável qualidade. Aproveitem!
Nep Simo, Alter Alter nº 03, março de 1977, Milano Libri Edizione: história concebida pelo desenhista franco-brasileiro Alain Voss ainda em seu começo de jornada pelas editoras europeias depois de emigrar do Brasil. Executada para Les Humanoïdes Associés para a revista Metal Hurlant. Aparentemente Nep Simo deveria ser um personagem fixo mas nenhuma outra aventura do herói foi produzida por Voss.
Janjão em “...me aqueça nesse inverno”, Nosso Cantinho, Gráfica e Editora Palmeiras, Campinas (SP), junho de 1966: em referência à música de Roberto e Erasmo Carlos (1965), Izomar Camargo de Guilherme faz uma página de humor hilária.
Zé Pessimista, Projeto Tiras, editora Abril, 1979: Izomar começou sua carreira ainda nos anos 1950, em revistas das editoras La Selva e Outubro. Em 1979, já na editora Abril e conhecido por ser um dos grandes desenhistas Disney do Brasil, apresentou para o Projeto Tiras, que visava a distribuição de material em quadrinhos para jornais de todo o país, o personagem Zé Pessimista. Conheçam aqui um pouco mais desse anti-herói!
The Heap (O Monstro), O Castelo de Von Hemmelman, Airboy Comics volume 4, nº 07, Hillman Periodicals, 1947: quando se fala em monstros de lama a primeira imagem que nos vem à mente é a do famoso Monstro do Pântano (DC Comics) ou do Homem Coisa (Marvel Comics), mas a verdade é que o primeiro ser com essas características nos quadrinhos foi The Heap (pilha de lixo ou monturo em tradução livre) que no Brasil foi primeiramente batizado de O Monstro. The Heap apareceu pela primeira vez em Air Fighters Comics nº 03 (Hillman) em dezembro de 1942. Inicialmente como personagem recorrente na série Sky Wolf, ele então ganhou suas próprias aventuras.
O ás alemão Barão Eric von Emmelman é abatido durante a Primeira Guerra Mundial. Ele pousa em um pântano e se funde com a vegetação para se tornar um enorme monstro de lama, The Heap!
Boa leitura!!!
Mande suas sugestões para:
luigirocco29@gmail.com
Por ser este um material antigo, de uma época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.
Formato: 21 x 29,7 cm
44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!
Comentários
Postar um comentário