HQ Memories 20
Polícia Fantasma, Diário de S. Paulo, 1966: dando continuidade à série distribuída pela MSP, e mostrada pela primeira vez em nosso segundo número, apresentamos uma aventura cheia de reviravoltas produzida por Paulo Hamasaki e Carlos Edgard Herrero, na época contratados pelos estúdios de Mauricio de Sousa. Herrero, como sabemos, viria a se tornar um dos grandes Mestres Disney, produzindo centenas de histórias desses personagens em sua passagem pela editora Abril.
Crediário, O Governador, 1956: conhecido por seus comerciais animados, pelos quadrinhos dos Trapalhões para a editora Bloch e pela Turma da Fofura, Ely Barbosa (1939-2007) iniciou sua vitoriosa carreira nas páginas da revista humorística O Governador, como podemos conferir a seguir.
Boneco de Neve: terceira aventura do primeiro personagem de Frank Frazetta, criado pelo famoso desenhista aos 12 anos em 1941. Estreou na revista Tally-Ho nº 1 da Baily Publication em 1944 com auxílio de John Giunta. Como a revista não passou do primeiro número esta é mais uma história que permaneceu inédita. Aproveitem!
Chucrutz, Notícias Populares (SP), 1974: comemorando os cinquenta anos da série criada por Franco de Rosa e Sebastião Seabra apresentamos as primeiras tiras de Chucrutz. Elaborada para cobrir o espaço no jornal enquanto os dois autores finalizavam a segunda aventura do Capitão Caatinga, sua primeira criação, acabou ganhando espaço fixo. O boneco genérico ganhou personalidade própria e o nome da tira e também vários outros personagens coadjuvantes.
A Fórmula Proibida, Mysteries of Unexplored Worlds nº 418, Charlton Comics, maio de 1960: Esta é uma história do Observador da Charlton Comics. Um grupo de Vigias é enviado ao redor da galáxia para garantir que seres em vários planetas não criem uma fórmula que possa destruir o universo. Com desenhos a lápis de Bill Montes e possíveis tinta de Nick Caputo, a história é narrada por um dos Vigias, um dos 900 bilhões de Vigias, cada um dos quais recebe um planeta. Este Vigia é anterior ao Vigia da Marvel Comics, de Stan Lee e Jack Kirby, que estreou quase dois anos depois em Quarteto Fantástico nº 13 de abril de 1962. Então, quem criou o Vigia?
Terror Moderno, 1ª Exposição de Quadrinhos do SESC Interlagos, São Paulo, SP, 1978: com o fim da lendária revista Balão em 1975, seus principais autores, Luiz Gê, Laerte e os irmão Caruso entre outros resolveram partir para uma nova empreitada, uma revista de nome Terror Moderno, que seria distribuída em bancas de jornal, mas acabou não vingando. Dois desses artistas, Sian e Xalberto, propuseram uma história, da qual restou apenas a imagem reproduzida na página 36.
Missão Fantasma, Clássicos de Terror, editora Taika: nossa homenagem ao querido Ignácio Justo (1932-2024), que nos deixou este ano, uma história apavorante produzida por ele e pelo desenhista Siqueira.
Povo Gato, Black Magic nº 27, Prize Group, novembro/dezembro, 1953: uma bizarra aventura criada pela dupla Simon e Kirby, onde podemos visualizar o uso de animais antropomorfizados que Kirby viria a utilizar bastante no futuro, principalmente nas aventura de Kamandi em sua passagem pela DC Comics. Percebemos também um certo fanatismo religioso ao atribuir ao demônio coisas corriqueiras como músicas, filmes e neste caso uma simples brincadeira infantil.
Boa leitura!!!
Mande suas sugestões para: luigirocco29@gmail.com
Por ser este um material antigo, de uma época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.
Formato: 21 x 29,7 cm
44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!
Comentários
Postar um comentário