HQ Memories nº 25

Com este número atingimos mais um marco da gloriosa carreira do nosso querido HQ Memories, a 25ª edição! E para comemorarmos mais este gigantesco passo, nada melhor do que homenagear um dos gigantes dos quadrinhos mundiais, Doug Wildey, o famosos criador de Jonny Quest, uma das melhores séries de animação de aventuras de todos os tempos. Como sabemos, no final dos anos sessenta, o poderoso estúdio Hanna-Barbera se viu acossado pelas ótimas animações japonesas que começavam a invadir às TVs estadunidenses, como Astro Boy de Osamu Tezuka. Para fazer frente à essa nova concorrência a HB resolveu investir em desenhos animados de aventura. Para suprir essa demanda, visto que os artistas já contratados estavam muito acostumados aos desenhos cômicos, contrataram Doug Widey, já famoso por seu traço dinâmico e realista. O resultado foi melhor do que o esperado: Jonny Quest (1964-1965)!

Mas deixemos de conversa e vamos às nossas atrações:

Science Boy JQ - (Kagaku Shounen J.Q.), Kodansha, 1965: Durante a exibição da primeira temporada de Jonny Quest, uma única edição em quadrinhos foi produzida nos EUA. Saiu pela Gold Key Comics em setembro de 1964. É uma adaptação do primeiro episódio da série de TV, o Mistério dos Homens Lagarto, lançada no Brasil pela editora O Cruzeiro no Almanaque Super-Heróis da TV nº 02 em abril de 1970. Mas os japoneses não se fizeram de rogados, lançaram seis volumes promocionais do personagem com desenhos de Taku Horie (1925-2007), que além de uma aventura em mangá traziam também os horários de exibição do desenho nas TVs japonesas. Apresentamos um trecho desse material a seguir. 

O Doutor, Última Hora (SP), dezembro de 1966: Série de gags sem texto, assinada pela cartunista Álvarez. Distribuída pela Maurício de Sousa Produções. Sobre o autor, sabemos apenas que era espanhol e que circulava pelos estúdios de Maurício de Sousa nesse período. Podemos notar em seu desenho a forte influência do cartunista F. Ibañez, autor de Mortadelo e Salaminho.

O Espelho Mágico, Seleções de Terror n° 11, abril de 1960, editora Continental: Aylton Thomaz (1934 - 2009) começou sua carreira na EBAL em 1953 desenhando adaptações literárias para os quadrinhos. Depois, passou a trabalhar na editora La Selva, com histórias de terror e no gibi dos atores Oscarito e Grande Otelo. Apresentamos aqui uma horripilante história de horror produzida por Thomaz.

Ambler, Chicago Tribune, 1973: Ambler foi uma tira de jornal de curta existência do artista Doug Wildey. Com duração de pouco mais de um ano no início dos anos setenta, conta as aventuras de “um cantor folk de sucesso que passava seu tempo vagando pelo país corrigindo erros e ajudando os necessitados”. Apresentamos nesta edição a última aventura do personagem de dezembro de 1973. Podemos notar que Wildey usava referências fotográficas com bastante frequência.

Zistor, o robô - Jornal Juvenil nº 02, novembro de 1961: Mais uma criação de Waldir Igayara, Zistor foi publicado no Jornal Juvenil em sua edição nº 02 e reprisado na edição de nº 22. Aprecie as trapalhadas desse robozinho descontrolado criado por um dos pioneiros dos quadrinhos Disney no Brasil.

O Viajante Misterioso em Mister Mediano (Mister Evriman) - Tales Of The Mysterious Traveler nº 16, dezembro de 1957, Charlton Comics: Cinco anos antes de seu sucesso como cocriador do Homem-Aranha, Doutor Estranho e outros super-heróis clássicos para a Marvel Comics no início da década de 1960, Steve Ditko, inspirado pela liberdade que encontrou na Charlton Comics, uma editora sem frescuras, estava produzindo alguns dos melhores trabalhos de sua carreira, entre eles O Viajante Misterioso, criação de Steve Ditko que, pelo menos visualmente, já antevia outros personagens seus como O Questão e Mister A. Aproveitem esta bizarra aventura do viajante encapotado.

Boa leitura!!!

Mande suas sugestões para:

luigirocco29@gmail.com

Por ser este um material antigo, de uma  época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.

Formato: 21 x 29,7 cm

44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HQ Memories 24

HQ Memories nº 22

HQ Memories 21