Fanzine HQ Memories nº 06


Finalmente chegamos ao sexto número do melhor fanzine nostalgia do momento. Mais uma vez trazemos material raro e de primeira linha do mundo dos quadrinhos. Leiam abaixo as atrações especialmente selecionadas para vocês nesta edição:








CALAFRIO - 40 Horas de Vida, Notícias Populares, Fevereiro de 1983: Em 1983, Rodolfo Zalla propôs fornecer ao jornal Notícias Populares a publicação de tiras de terror, em contrapartida ele colocaria pequenos anúncios no rodapé dos trabalhos para promover as duas revistas de sua editora, a D’Arte: Calafrio e Mestres do Terror. A adaptação das páginas para o formato tira era feita pelo ilustrador, designer e pesquisador Toni Rodrigues. A primeira aventura foi publicada sem maiores problemas, mas o editor do jornal, provavelmente sentindo-se incomodado com aqueles anúncios “gratuitos” inventou uma desculpa esfarrapada, o atraso de um dia na entrega da segunda aventura, e interrompeu a publicação do material. Um pena para essa iniciativa que talvez tenha sido a primeira edição de histórias de terror no formato de tiras do Brasil.


SAM’S STRIP, 1961: Nesse ano Jerry Dumas e Mort Walker já trabalhavam juntos em Beetle Bailey e Hi and Lois (Recruta Zero e Zezé) e eram grandes admiradores dos quadrinhos clássicos e resolveram criar uma série que interagisse com os grandes personagens do passado, das tiras, das ilustrações de livros infantis e das charges editoriais. Assim nasceu Sam’s Strip, uma formidável tira onde os personagens principais Sam e Silo conviviam com Krazy Kat, Popeye, A Grande Depressão e muitos outros. A série, que também usava muita metalinguagem, perdurou até julho de 1963. Nessa época já usava muitos comentários sobre a política interna e externa norte-americana, como as eleições presidenciais e os problemas com Cuba. Talvez esse fator tenha apressado o final da tira.


A VOLTA DO MÁGICO - Seleções de Terror nº 18, novembro de 1960, editora Outubro: Mais uma história surpreendente com desenhos de Almir Bortolassi (1940-2018) e roteiro do mestre Gedeone Malagola (1924-2008).









Cobalt 60 - Witzend nº 07, 1970: Apresentamos Cobalt 60, um guerreiro violento caminhando sem rumo por seu mundo devastado. Um dos personagens mais marcantes do desenhista underground Vaughn Bodè (1941-1975), publicado na revista Witzend, editada pelo lendário Wallace Wood. A história, apesar do tema bélico, tem tons do pacifismo marcante da década de 1970 no traço personalíssimo de seu autor.




A Quarta Dimensão, Almanaque de Seleções de Terror B-10, editora Taika, 196(?): Mais uma história de terror, desta vez desenhada por Hugo Tristão (1933-2007). Tristão foi o criador do personagem Ivan, o incrível publicada no suplemento Quadrinhos, da Folha de São Paulo, em 1976. Colaborou também para os estúdios de Mauricio de Sousa onde desenhou o Chico Bento e realizou uma cartilha sobre os benefícios do leite. Nos anos 1980, desenhou várias histórias com temas históricos e de natureza para a revista Nosso Amiguinho, da Casa Publicadora Brasileira, que posteriormente foram reunidas em pelo menos dois livros pela própria editora (A Natureza em Quadrinhos, 1989 e Heróis de Verdade, 1984). Publicou também algumas sátiras em quadrinhos, na revista Piadas do Bocage, da editora Saber.

Donald Voluntário, PSC, editora Abril, 1987: Essas tiras Disney foram publicadas no jornal interno da editora Abril, o PSC (Para seu Conhecimento), voltado exclusivamente aos funcionários da empresa. A primeira e a segunda foram realizadas em parceria da Fundação Victor Civita com a Disney, sempre para campanhas governamentais de cunho social. A primeira para a campanha Vamos Viver sem Violência, do Ministério da Justiça foi publicada também nas revistas de linha da editora; a segunda foi realizada para uma cartilha do programa de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde do governo José Sarney e a terceira, com a Margarida, foi publicada por ocasião da instalação dos pontos de autoatendimento do Banco Nacional, que atendia aos funcionários da editora. Nelas reconhecemos os traços de Moacir Soares, Luiz Podavin e Euclides Miyaura.

Por fim, na última capa, temos uma panorâmica do desenhista Louis Biederman. Louis Biedermann, um ilustrador americano do início do século XX é conhecido principalmente por seu trabalho para o jornal The New York World e sua revista de curta duração, Circulation. Biedermann também trabalhou para outras publicações, incluindo a revista Science and Invention. Seus desenhos ilustravam artigos, capas e calendários. Biedermann era um mestre em desenhar cenas de multidão. Mesmo nunca tendo desenhado uma tira de quadrinhos de sua autoria, Biedermann às vezes fazia ilustrações sequenciais. Junto com o escritor Jack Lait, Louis Biedermann foi o co-criador do livro ‘All The Funny Folks’ (1926), de onde foi tirada a ilustração desta edição onde podemos ver Os Sobrinhos do Capitão, Gato Félix, Mickey, Pafúncio e Marocas, Popeye e muitos outros, no qual ele fez desenhos de crossovers sofisticados com dezenas de personagens famosos de outros cartunistas. O sucesso deste livro levou a um trabalho anual do King Features Syndicate para ilustrar calendários com a lista completa dos personagens de quadrinhos da empresa.

Formato: 15 x 21 cm
36 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Para adquirir escreva para: luigirocco29@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fanzine HQ Memories nº 13

Fanzine HQ Memories nº 12

Fanzine HQ Memories nº 11