Fanzine HQ Memories nº 09

Ufa! Chegamos à nona edição do HQ Memories. Obrigado a todos os leitores que têm nos prestigiado ao longo dessa jornada. E pra comemorar nada melhor do que uma edição recheada de atrações legais!

Pra começar, nada menos que:

Zumbi 3015 - Notícias Populares - 24/07/1983 a 04/12/1983: Em um dos primeiros trabalhos do hoje consagrado desenhista Arthur Garcia, em um futuro alternativo, Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares é levado ao futuro para liderar uma revolta contra alienígenas, auxiliado pela garota que o levou para o futuro, Cibelle, seu mentor, um alienígena de nome M’strre e um capitão do mato do futuro, se autodenominando Esquadrão Palmares.

As tiras foram escritas e desenhadas por Arthur Garcia e algumas delas foram arte finalizadas por João Pacheco (1961-1995). “Zumbi 3015 surgiu como uma proposta de história de ficção/fantasia, utilizando o personagem Zumbi dos Palmares, por encomenda de um dos muitos pseudo editores que de tempos em tempos surgem e desaparecem no espaço de uma semana. Transformada em uma sequência de tiras foi publicada como colaboração não-remunerada nas edições de domingo do jornal Notícias Populares”.

Dr. Oculto, o detetive fantasma - More Fun Comics nº 6 a 9 - 1935: Um trabalho pré-Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster, Dr. Oculto hoje faz parte do universo da magia da DC Comics (Brigada dos Encapotados), mas em sua estreia guardava várias características que seriam aproveitadas posteriormente em Superman, principalmente no aspecto gráfico. Apareceu pela primeira vez em 1935, portanto antes da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, na revista New Fun Comics (mais tarde renomeada More Fun Comics). O personagem também foi publicado na revista The Comics Magazine nº 01 da Centaur Publications (maio de 1936) como Dr. Mystic, The Occult Detective, de onde foram retirados os dois primeiros capítulos.

O Urso - O Século - 1971/72: Luís Felipe Torres Dias Ferreira ou simplesmente Luís Diferr nasceu em Angola em 1956. Em 1975, já no Brasil, publica a história Plutônio, o navegador solitário, no número 05 da revista Crás! da editora Abril. Em 1983 forma-se em arquitetura pela FAU-USP. Nesse período foi um dos editores da revista Garatuja, uma das melhores revistas independentes da década de 1980. O Urso foi o seu primeiro trabalho publicado aos 15 anos no jornal O Século de Portugal.

Ficção - Segunda aventura - Última Hora - 31/01/1967 a 03/03/1967: Com desenhos de Paulo Ernesto Nesti e Paulo Hamasaki, dois dos integrantes da MSP, apresentamos a segunda história da série Ficção, distribuída por Mauricio de Sousa e publicada no jornal Última Hora de São Paulo. A aventura dialoga com fatos ocorridos nesse ano, pois em 1967 foi feita a primeira experiência com criogenia, o congelamento dos tecidos, em um ser humano, o professor de psicologia James Hiram Bedford dos EUA. Após sua morte em 1967, seu corpo foi colocado em uma câmara de nitrogênio líquido, no Instituto Alcor, onde permanece até hoje. O final da história é surpreendente e merece ser lido por todos os amantes da ficção-científica!

Capitão Cometa - Diário Popular - 1965: Nesta sua terceira e última aventura (a segunda foi publicada no HQ Memories nº 04), o roteiro da história é creditado a Gedeone Malagola e o Capitão Cometa encontra Eletra, a companheira do Capitão Astral da Patrulha do Espaço, o que introduz definitivamente nosso herói no “Malagolaverso”. Aproveitem!

Para arrematar uma página de Teobaldo, o detetive biruta, de Lyrio Aragão, publicada na revista Bom Humor da editora Jotaesse, no final da década de 1960.

Nossa capa foi realizada por Manoel Victor Filho (1927 - 1995) para o fascículo sobre Zumbi da coleção Grandes Personagens da Nosso História, Abril Cultural, 1969. Filho de Manoel Victor de Azevedo e Emma Crivelente, Manoel Víctor, aos quinze anos, já havia decidido que sua vida profissional estaria ligada às artes. Por isso foi estudar nos Estados Unidos. Lá chegando, matriculou-se na antiga e tradicional escola Art Students League of New York. Entre vários professores de renome que ali lecionavam, escolheu a classe de Frank Riley, um dos mais afamados mestres da ilustração americana. Foi o primeiro ilustrador brasileiro a usar o óleo nos trabalhos de ilustração. Também foi pioneiro em levar desenhos para a televisão esboçando-os ao vivo. Isto ocorreu em 1953 na TV Record de São Paulo, então uma emissora recém-fundada por Paulo Machado de Carvalho, no programa infantil produzido por Eduardo Moreira. Foi ilustrador e Diretor de Arte na agência de publicidade CIN e sócio fundador da Escola Panamericana de Arte-EPA.

Boa leitura!!!

Formato: 15 x 21 cm
36 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Para adquirir escreva para: luigirocco29@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fanzine HQ Memories nº 13

Fanzine HQ Memories nº 12

Fanzine HQ Memories nº 11