HQ Memories nº 16 - Nova Fase!

Chegamos ao décimo sexto número do HQ Memories em uma nova fase! Formato grande e maior número de páginas. Há muito tempo os leitores pediam um formato maior para facilitar a leitura. A reivindicação era justa! Muitos dos materiais da nossa publicação provém de jornais e tabloides e a redução prejudicava a apreciação da arte e a leitura dos balões, mas a qualidade continua a mesma! Pois bem, aqui estamos. Aproveitem!

E vamos às atrações deste número:

Justiceiro Alado - A Nação (SP) - janeiro de 1964: em sua estadia no Brasil, o desenhista argentino José DelBó (famoso por desenhar posteriormente para a DC Comics as aventuras da Mulher Maravilha entre outros trabalhos )criou para os estúdios de Luís Sanches a série de ficção e aventura Justiceiro Alado. Com uma única aventura, esse material foi republicado nesse mesmo ano no Diário Popular (SP) com o nome de Justiça Alada.

Galo Barney - Barnyard Comics volume 01, nº 19, 1948 - Animated Cartoons Inc: Frank frazetta é conhecido pelo grande público como autor de imagens fantásticas e de espada e feitiçaria mas a maioria ignora que em seu início de carreira, no final da década de 1940 quando trabalhava basicamente com quadrinhos, ele também ilustrou histórias com animais falantes, os funny animals. Em muitos desses trabalhos Frazetta assinava como Fritz. Aqui uma divertida aventura do galo Barney, amoral como o Pica-Pau e azarado com o Pato Donald.

Tarde tranquila de sábado do Herbie! - Forbidden Worlds nº 73, dezembro, 1958 - American Comics Group: esta é a primeira aventura de Herbie, um herói atípico – um garoto baixo, obeso e sem emoção, criado por Richard E. Hughes (usando o pseudônimo de Shane O’Shea) e Ogden Whitney. Derivando alguns de seus poderes da genética e alguns de pirulitos mágicos que ele obtém de um vendedor (de um reino misterioso chamado “O Desconhecido”), Herbie pode manter conversas detalhadas com animais e às vezes até objetos inanimados (e todos o conhecem pelo nome), alcançar rapidamente qualquer local (incluindo outras galáxias) caminhar pelo céu, tornar-se invisível, lançar feitiços, convocar espíritos de outras dimensões, despachar rapidamente todos os inimigos com facilidade e viajar no tempo. Apesar de sua aparência e personalidade tímida, ele é irresistível para as mulheres.

Herbie ganhou título próprio em abril de 1964. A série teve vinte e três edições até fevereiro de 1967, pouco antes do fim da American Comics Group.

Abração Fatal - Diário Popular (SP) - julho e agosto de 1988: a segunda e última aventura do “super-herói” Marimbondo, criado pelo cartunista Affonso. Referência direta ao filme Atração Fatal, que estrou no Brasil em janeiro desse mesmo ano, embora tenha pouca a ver com a trama do longa metragem. A história, talvez por desleixo do jornal, talvez por problemas de saúde do autor que viria a falecer pouco tempo depois, ficou incompleta, deixando um gosto de quero mais em seus leitores.

Dorothy Lamour, a princesa das selvas em: Aventuras entre os bwaäni - Dorothy Lamour nº 02, 1950 - Fox Features Publications: a atriz de cinema norte-americana Dorothy Lamour (Mary Leta Dorothy Slaton (1914 - 1996) foi tão famosa que ganhou sua própria série em quadrinhos, onde era apresentada como uma jungle girl. A aventura de hoje foi desenhada por Wallace Wood, ainda em início de carreira. Não há créditos para o texto.

O Olho que Tudo Vê - Tale of The Unexpected  nº 12, 1956 - DC Comics: nesta aventura cheia de mistério, Jack Kirby apresenta O Olho que Tudo Vê, um artefato que seria posteriormente aproveitado em uma história do Quarteto Fantástico (Fantastico Four nº 54 , Volume 1, 1966, Marvel Comics) e chamado de Evil Eye. No Brasil a história foi apresentada pela primeira vez em O Homem-Aranha, n° 67, Ebal, 1974, como “O olho maldito!”. A arte-final pode ter sido parcialmente feita por Chris Rule.

Boa leitura!!!

Mande suas sugestões para:

luigirocco29@gmail.com

Por ser este um material antigo, de uma  época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico. 


Formato: 21 x 29,7 cm

44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fanzine HQ Memories nº 13

Fanzine HQ Memories nº 12

Fanzine HQ Memories nº 11