HQ Memories nº 27

Correndo por fora nesse conturbado mundo dos quadrinhos, mas na companhia de dois ou três grandes amigos, chegamos à vigésima sétima edição do nosso querido fanzine apresentando uma bela ilustração de capa: uma releitura do Homem Lua de Gedeone Malagola por Sebastião Seabra. 

Vamos às atrações deste número: 

Só... corro - Barra Limpa nº 01 - editora Jotaesse, 1967: mais uma história publicada na revista Barra Limpa, que se propunha a ser um magazine estilo MAD, com sátiras a programas de TV e à cultura popular. Desta vez é uma aventura criada por Victor Forde (pseudônimo de Luís Sátiro), pioneiro da editora Edrel, que aqui satiriza o ambiente da Jovem Guarda e nos brinda com uma participação do Homem Lua, no papel de Homem Lunático, da Bruxa Lucivalda, de Nico Rosso e Antonio Martim, no papel da Bruxa Lucirivalda e, é claro, Roberto e Erasmo Carlos. Quando em nosso primeiro número publicamos o Homem-Aquário, acreditávamos que havia sido a única sátira ao Homem Lua, bem, comprovamos agora que estávamos errados! 

O Diário do Dr. Hayward - The Diary of Dr. Hayward, Jumbo Comics, Fiction House, 1938: conclusão da história iniciada no número anterior. Por Will Eisner e Jerry Iger. 

Fogaça - Diário Popular (SP), 1966: quando em 1966 Mauricio de Sousa passou a fornecer tiras para a página de quadrinhos do Diário Popular, convocou Vilmar Rodrigues para desenvolver o personagem Fogaça. Vilmar trabalhou por poucas semanas nas histórias, que depois foram assumidas pelos estúdios de Mauricio, hoje MSP Estúdios. Apreciem esse raro material. 

The Gamble (A aposta) - Warfront nº 34, Harvey, 1955: Doug Wildey exibe sua maestria com a pena nesta intrigante aventura militar. Sua hachura detalhada lembra o trabalho de Frank Godwin. 

Monstros (Cobwebs) - Asterisk Features, 1986/87: Gary Brookins e Bob Gorrell seguem os passos do Penadinho de Mauricio de Sousa e do Tio Boris de Alfredo Castelli e Carlo Peroni para fazer humor com os monstros clássicos das histórias de terror. Os autores, ambos oriundos das charges políticas dos jornais estadunidenses, trouxeram para as tiras de quadrinhos o traço firme a hachurado característico daquele trabalho editorial. Gary trabalhou também em outra tira diária, a série Shoe, com Jeff MacNelly.

O que é a desidratação? - Diário se São Paulo, dezembro de 1965: campanha educativa desenvolvida pelos estúdios de Mauricio de Sousa em parceria com a Secretaria da Saúde. Foi publicada mais de uma vez nas páginas do Suplemento Juvenil do jornal. 


Manhunter (O Caçador) - Cuidado com o Sr. Meek (Beware of Mr. Meek), Adventure Comics nº 75, DC Comics, junho de 1942: segundo Antônio Luiz Ribeiro, “Paul Kirk” apareceu em “Adventure Comics” até a edição 72. No número 73 (1942), Joe Simon & Jack Kirby apresentaram um novo “Caçador”. Desta vez ele era Rick Nelson, um caçador de animais que resolvera combater o crime quando um amigo foi assassinado. Ao contrário do seu antecessor, Nelson usava um uniforme, uma malha vermelha com uma máscara azul. Só que, provavelmente devido à confusão do editor da revista, que não estava ciente de que esse era um outro personagem chamado Caçador, não tendo nada a ver com o antecessor, chamou Rick Nelson também de “Paul Kirk” na historieta. Com o tempo o nome “Paul Kirk” acabou prevalecendo, e o novo Caçador passou a ter o mesmo nome do antigo Caçador. O Caçador foi publicado até o número 92 (1944). Desapareceu como a maioria dos super-heróis no final da Guerra, sendo retomado a partir de 1973 pela própria DC com novo uniforme e algumas modificações em sua jornada.

Boa leitura!!! 

Mande suas sugestões para: luigirocco29@gmail.com 

Por ser este um material antigo, de uma época passada, alguns conceitos, ideias e opiniões podem divergir do entendimento atual. As publicamos o mais fielmente possível, em respeito ao seu conteúdo e contexto histórico.

Formato: 21 x 29,7 cm

44 páginas
Capa colorida, miolo PB
Tiragem limitada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HQ Memories 24

HQ Memories nº 22

HQ Memories 26